Sobre a retomada de atividades presenciais nas Comunidades
Pensando na saúde e segurança das nossas crianças e jovens trazemos algumas orientações gerais em relação as possíveis retomadas de atividades em nossas comunidades.
É importante estarmos cientes que a pandemia ainda não acabou e nossos encontros presenciais ainda seguem suspensos em muitas comunidades, precisamos tomar os devidos cuidados para que possamos chegar bem ao fim da mesma.
Nossas comunidades estão inseridas em diferentes realidades locais, a realização de quaisquer atividades que reúnam uma certa quantidade de pessoas depende das orientações dadas pela paróquia local e sua diocese.
Dessa forma os momentos que vierem a acontecer com grupos devem ser apenas em caso de necessidade, avaliado pelo pároco. Seguindo as devidas orientações de saúde em relação a quantidade de acordo com a capacidade do espaço, ou em ambiente ao ar livre.
O Movimento disponibilizou uma série de ferramentas da Google de domínio próprio, para realização de encontros virtuais e outras produções, em caso de dúvidas favor entrar em contato com a Equipe de Comunicação (ECOM). Nossa ECOM também está disponível para dar suporte em relação a criação de artes, desenvolvimento de conteúdo para as redes, entre outras ações.
Nas lives também é preciso seguir as recomendações de saúde, evitando aglomerações e mantendo o adequado distanciamento entre as pessoas.
Uma recomendação é buscar inserir-se nas atividades que vem sendo retomadas nas igrejas. Em algumas comunidades a celebração da Missa já vem acontecendo, é importante que a CJC se disponibilize no serviço e apoio no sentido de:
– Realizar a acolhida das pessoas;
– Recepcionando e fazendo a higienização;
– Orientando sobre os lugares que podem ou não ser ocupados;
– Respeito as regras de distanciamento.
Reiterando que todas estas e outras ações devem ser dadas pela igreja local.
Nosso décimo mandamento ressalta que a pessoa do comunitário(a) deve ser “PRESENÇA ATIVA NA COMUNIDADE”, estejamos disponíveis a servir naquilo que a Igreja nos pede.
É muito bom poder ver que o Movimento tem feito, ações que antes seriam consideradas impossíveis, como a realização do TIVC, foram conseguidas graças ao dinamismo e empenho de todos os participantes. Agradecemos todas as produções, lives, encontros virtuais, conversas e outros momentos que mantém nossas comunidades em atividade e de forma segura. Tudo isso é fruto do dinamismo e disposição dos jovens e crianças que fazem o Movimento CJC.
Para aquelas comunidades que já receberam autorização dos párocos para retomar os encontros presenciais, pedimos que a informação chege ao conselho por meio dos seus coordenadores licais. Além disso estamos solicitando um termo de compromisso que deve ser assiando pelo pároco, atestando que está de acordo com o retorno das atividades presenciais e que serão cumpridas as medidas de segurança cabíveis. O Termo de compromisso pode ser baixado aqui. Após preenchimento e assinatura o termo deve ser encaminhado para o email: secretaria@movimentocjc.org.br
Que Dom Bosco e a Virgem Auxiliadora estejam sempre a interceder por nós!
Conselho Geral do Movimento CJC
22 de agosto de 2020